Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços lança plataforma de acompanhamento do comércio eletrônico nacional

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços lançou, no dia 11 de maio, plataforma de acompanhamento do comércio eletrônico nacional, na qual são disponibilizados dados sobre vendas online realizadas no Brasil com emissão de nota fiscal, entre 2016 e 2022, através de um Dashboard.
Conforme site oficial do governo, o Dashboard é a primeira ferramenta pública a agregar números oficiais do comércio eletrônico no país, desenvolvido a partir de dados das notas fiscais eletrônicas fornecidos pela Receita Federal.

No dashboard, os itens são classificados segundo a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), abrangendo produtos como smartphones, roupas e calçados, cosméticos, medicamentos, eletroeletrônicos, pneus, automóveis etc. E referem-se apenas ao comercio B2C (isto é, entre empresas, CNPJ e consumidores, CPF).
É possível visualizar o valor total bruto por Estado emitente e destinatário, a comparação entre as regiões do Brasil, quais os produtos mais vendidos etc. O líder absoluto de compras pela internet entre 2016 e 2022, em termos de movimentação financeira, foi o celular. No período, a venda de terminais portáteis de telefonia, incluindo smartphones, movimentou R$ 72,1 bilhões, ou 11,5% do total.

Também permite uma leitura detalhada dos produtos comercializados em nível mais específico, como por exemplo os vinhos do Rio Grande do Sul, que tiveram como principais destinos São Paulo (30%) e Santa Catarina (14%).
Conforme site oficial do Governo Federal, Uallace Moreira Lima, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços afirma que a base de dados, ao permitir um mapeamento dinâmico do comércio eletrônico de bens e das possibilidades de tendência de crescimento, tanto nacional como regional, abre possibilidades de atuação das empresas nesses mercados.
Afirma ainda: “Num momento em que o e-commerce vem crescendo no Brasil e no mundo é fundamental que todos tenham acesso a essas informações, até para se preparar para o processo de transformação digital da economia.”

Acesse o Dashboard no link:
https://app.powerbi.com/viewr=eyJrIjoiNTQ0NjYxZTQtODU5ZC00YTY3LWE5YjMtMmRmODY5OTVhZjBmIiwidCI6IjNlYzkyOTY5LTVhNTEtNGYxOC04YWM5LWVmOThmYmFmYTk3OCJ9