GOLPES DE WHATSAPP: O QUE FAZER CASO SUA CONTA SEJA CLONADA?

Estamos vivendo uma crescente onda de ataques virtuais, são golpes que utilizam dos mais diferentes recursos para obtenção de vantagens financeiras através de dados bancários, cartões de crédito ou mesmo se passando-se pelo titular dos dados para solicitar transferências bancárias inusitadas.
Qualquer contato de forma virtual por empresas, ou até por telefone, como bancos, companhias telefônicas, financeiras, entre outros, requerendo confirmação de cadastro, lojas oferecendo promoções com confirmação por mensagem, compras de mercadorias com preço muito baixo, etc., devem ser evitados e vistos como maliciosos.

E pode acreditar, os contatos parecerão muito reais e verdadeiros, pois os criminosos estão cada vez mais aprimorados em suas técnicas digitais nesse tipo de delito.
Dentre essas situações, verificamos que o “roubo” do WhatsApp é um dos mais comuns e mais em voga no momento. Muitas contas de Instagran de marcas conhecidas por você, seguidas por vocês, estão sendo utilizadas por perfis falsos (fakes) como anzol para pescar os mais distraídos.
Ofertas, descontos ou qualquer tipo de vantagem são oferecidos. Em troca basta você confirmar alguns dados e enviar um código que receberá por mensagem. Nesse momento, ao enviar o código recebido por sms, você perderá o controle de sua conta do WhatsApp e seus contatos receberão mensagens solicitando transferência de valores como se fosse você quem estivesse solicitando. Imaginem o transtorno com amigos, parentes e contatos comerciais.
Nesse momento precisamos estar preparados para auxiliar aqueles que venham a sofrer esse tipo de golpe ou para nós mesmos se formos as vitimas, pode acontecer, né?!

A primeira fase de defesa para retomar o controle sobre seu WhatsApp é derrubar o “ladrão” rapidamente, e isso só ocorrerá derrubando sua própria conta.
Para tanto, tente reinstalar o aplicativo no seu telefone, siga as etapas indicadas pela aplicação até chegar nesse ponto. Nesse momento o aplicativo deveria enviar uma mensagem de texto com o código de ativação (o mesmo código que o “ladrão” conseguiu ter acesso) para o seu numero. Como o ladrão cadastrou o numero dele à conta do Whatsapp, essa mensagem nunca chegará até você. Parece ruim, mas essa é chave para derrubar sua conta. Comece a inserir números aleatórios sem parar. O aplicativo entenderá como um tentativa de invasão e bloqueará sua conta por 12h. Nesse momento você derrubou o ladrão e ambos estão sem acesso ao seu WhatsApp.
Isso de imediato impedirá que mais pessoas sejam contatadas, diminuindo o alcance e as chances de ocorrência dos prejuízos decorrentes.

Após derrubar o “ladrão”, se dirija a loja física da sua operadora de telefonia móvel o mais breve possível com documento de identidade em mãos e peça um novo chip para o seu aparelho. Pode informar o que aconteceu, as operadoras estão acostumadas com essa situação.
Insira o chip no aparelho, espere até o sinal retornar, e refaça o procedimento de reinstalação do aplicado, agora você receberá a mensagem com código de ativação e seus problemas acabaram.

Vale implementar o sistema de segurança com duas etapas, que acrescentará uma senha para ativação da sua conta, impedindo que danos como esse ocorram facilmente.

 

Autoria: Rafael Cajal
https://www.linkedin.com/in/rafael-cajal-79403557/